Guia Tipos de base para sombra
top of page
  • Foto do escritorJulika

Guia Tipos de base para sombra

Eu vivo dizendo e já expliquei mais detalhadamente nesse post aqui o quanto é importante usar uma base de sombras antes de aplicar qualquer sombra que você quer que apareça bem e fixe.



Existem muitos produtos que prometem melhorar a performance das sombras entre fixar, potencializar e aumentar a duração. E também tem vários produtos que não são feitos especificamente para esse propósito, mas que fixam super bem e podem ser até melhores do que um primer específico.

  • Basicamente, sem uma base para a sombra “grudar”, a durabilidade dela diminui drasticamente e ela não mostra toda a sua pigmentação. 

Na hora de usar base para sombras, vale qualquer coisa: até mesmo corretivo!

Mas existem vários tipos de primers para olhos e bases para sombras, fixadores…

Qual é a diferença entre eles? E qual é o melhor?

Segue por aqui que eu vou explicar!



O primer de olhos é um produto feito especificamente para a àrea dos olhos, e funciona bem diferente do primer para o rosto, embora tenha uma textura parecida.

Eles costumam ser mais líquidos, como um creminho leve – mas claro que a textura varia bastante conforme a marca! Eles potencializam as sombras deixando elas levemente mais pigmentadas, mas a função que eles cumprem melhor é aumentar o poder de fixação das cores, a duração da sombra.

Com essa textura mais leve, eles devem ser aplicados em pouquíssima quantidade e acabam quase sumindo nas pálpebras (exceto algumas versões que tem cor, claro). A superfície dos olhos fica lisinha e preparada para receber as sombras sem deixar um aspecto muito grudento que pode dificultar o esfumado. Pelo contrário, esse tipo de base para sombras facilita a mistura de cores!

Gosto bastante também de usar para fixar glitter e sombras soltas em cima de outras sombras (quem faz bastante isso é a Alice Salazar, já viram em algum vídeo?). Só tem que cuidar pra usar a quantidade mínima da mínima da mínima, pra não acabar tirando toda a sombra abaixo dele e fazendo uma caca! O resultado é um glitter ou uma sombra solta que fica fixado, sem ficar marcado demais como quando se usa os fixadores de glitter, que vamos ver daqui a pouco!

Outras opções: Primer HD NYX, Primer Yess, Too Faced Shadow Insurance, e muitos outros…



Outro tipo de primer que é específico para os olhos, mas mais próximo de uma sombra cremosa são as bases para sombras, chamadas lá fora de eyeshadow bases.

Elas não são tão fininhas e leves quanto os primers para sombras, e nem tão expessas quanto as sombras cremosas. Deixam uma camada parecida com um corretivo, geralmente tem cor e a textura que fica na pele é levemente pegajosa, o que faz com que as sombras fiquem super fixadas e potencializa muito a cor, mas pode dificultar um pouco o esfumado para quem não tem tanta prática. Eles também aumentam muito a fixação das sombras em horas de uso, e geralmente deixam um acabamento mais “intacto”…. Não sei explicar, só sei que a sombra não sai do lugar e não chega a ser a prova d’água, mas se você molhar a sombra e não esfregar ela não sai!

Pessoalmente, esse é meu tipo preferido de base para sombras pras makes com olhos mais trabalhados, em que eu quero alta fixação e potencialização de cor. Já fiz resenha desse da NYX.



As sombras cremosas também são uma ótima opção para preparar os olhos para a sombra, e muitas vezes cumprem o papel super bem além da versatilidade de poder modificar a cor da sombra aplicada!

Qualquer sombra cremosa, desde aquelas líquidas, em lápis tipo os Jumbos da NYX ou esses lápis-sombra que encontramos por aí, ou até em potinhos tipo os Paint Pots da MAC servem como base para sombras. O que é preciso pra que uma sombra cremosa seja uma boa base é que ela não acumule com facilidade nas linhas fininhas – ou seja, tenha um acabamento mais leve sem muita oleosidade. O legal das sombras cremosas é que se você usar uma colorida, com brilhos ou escura, ela acaba alterando o resultado final da sombra aplicada em cima, e assim dá pra criar vários tons diferentes!

Com pigmentos coloridos uma base para sombras escura geralmente cria um efeito lindo e diferente! Eu uso direito o Paint Pot na cor Soft Ocre que é um tom cor de pele neutro levemente amarelado, que quando aplicado já corrige alguma descoloração ou vazinhos vermelhos das pálpebras. O acabamento dele é bem sequinho, mas ainda sim potencializa bastante a sombras e fixa horrores! Quanto à qualidade não dá pra duvidar, a maioria dos gurus internacionais tipo as irmãs Pixiwoos e NikieTutorials usam os paint pots e o resultado é sempre impecável!



Dentro da vibe das bases para sombras que não foram feitas para isso, tem também os delineadores em gel, que nesse caso podem ser aplicados como uma sombra cremosa. A grande vantagem deles é que a duração da sombra aplicada em cimageralmente é no level quase pra sempre! hahah

Geralmente os delineadores são de cores escuras, então são indicados para aquelas makes mega escuras e aquele olho preto que você nunca consegue deixar preto o bastante, sabe?!

Por serem escuros também é sempre bom ter cuidado na aplicação, principalmente para não ficar nenhuma linha muito exata que depois pode tornar o esfumado uma missão impossível! É legal aplicar com um pincel foto ou mesmo com os dedos, para não ficar essa marcação forte . Na foto os delineadores são o em gel da Revlon, um da Coastal Scents antigo e o Fluidline Blacktrack da MAC. Outras opções legais para usar são o clown da Catharine Hill e principalmente qualquer lápis de olhos cremoso! É só garantir que você vai conseguir espalhar o lápis de forma uniforme, que ele cumpre o papel super bem!

Em um tutorial de olho preto que eu tenho usei uma técnica parecida, mas utilizando um lápis jumbo, que fica entre os delineadores e as sombras cremosas.



E por útimo, os fixadores de glitter. Eles geralmente são em um creme/gel bem expesso e grudentinho, daqueles que você toca o dedo e o dedo fica grudento pra sempre. É quase como uma colinha, mas segura para os olhos é claro.

Esse que eu tenho é da Koloss, mas outro que muita gente tem é o Creme Fix da Contém 1g (que é um produto bom, mas só para glitter mesmo, e não como primer para o olho todo). Ela tem um super hiper poder de fixação, e quanto à isso não deixa a desejar. O problema é que por ser uma base muito pegajosa, ela não deixa uma superfície homogênea para a aplicação de sombras normais, e dificulta muito o esfumado.

Usar esse tipo de base para sombras no olho inteiro é pedir para ter uma trabalheira pra esfumar as sombras, e provavelmente ter um resultado manchado de qualquer forma! Mas, esse tipo de base é ótimo pra fixar glitter e sombras soltas quando você quer que elas fiquem bem concentradas em um lugar. Fixa mesmo! O difícil é deixar aquele efeito esfumadinho do brilho mais leve, e quando eu quero esse efeito prefiro usar uma mini gotinha de um primer para sombras mesmo.

Basicamente é isso gurias! Agora que vocês já sabem quais os tipos de bases para sombras, fica mais fácil acertar na compra e na hora da make!

Se vocês conhecem outras marcas ou dicas, ou tiverem alguma dúvida, não deixem de comentar!

Beijão!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page