• Julika

Tutorial make neutra com cor pra festa



Conversando com algumas clientes e alunas de aula de make, eu ouço muita gente dizendo que sabe fazer só um tipo de maquiagem de olhos de festa, e sempre que tem que se maquiar faz a mesma! Pra quem não tem muita prática ou não quer levar muito tempo se maquiando faz muito sentido, mas usar sempre a mesma maquiagem ninguém merece né?!

Pensando nisso fiz um tutorial de uma make bem fácil de fazer e mega versátil: dá pra fazer o mesmo olho na pálpebra e usar com ou sem lápis de baixo, e ainda trocar a cor dele! Além disso ele é apropriado pra eventos tanto de dia quanto de noite, dependendo dessas adaptações.



Pálpebra esfumada com tons neutros e na linha dos cílios de baixo um lápis esfumado que pode ser marrom, preto ou (melhor) colorido! Dá pra fazer tranquilo com o que você tem em casa e não demora muito!

São vários passos porque eu quis mostrar tudo bem detalhado, mas eu garanto que depois que vocês pegarem a manha vão tirar de letra 📷

  • Então vamos ao passo a passo?

Pra essa make vamos começar fazendo primeiro o olho, e depois a pele. Não tem uma ordem certa e vai da preferência de cada um, mas eu gosto de fazer primeiro o olho quando eu não quero me preocupar em deixar cair pó de sombras abaixo dos olhos e estragar o corretivo.

- Preparação dos olhos



1. Começo com a pele preparada: limpinha, tonificada e hidratada. Eu falei mais sobre os passos e produtos ideais dessa preparação da pele pra make durar mais nesse post aqui.

2. Pra quem tem a sobrancelha que quase não aparece sem maquiagem como a minha, é importante preencher ela antes de fazer o olho pra ver bem a moldura dos olhos. Ajuda bastante na hora de fazer o formato e o puxadinho do olho. Pra quem já tem a sobrancelha mais definida, pode preencher depois se preferir.

3. E o outro passo super essencial pra fixação da maquiagem: aplicar uma base ou primer pra sombras. Aqui estou usando o Paint Pot da MAC na cor Soft Ocre, mas pode ser qualquer um da sua preferência, até mesmo um corretivo. Tem mais detalhes sobre os tipos de primers aqui.

- Contorno dos cílios



1. Pra fazer o contorno dos cílios e o puxadinho, pra mim o jeito mais fácil é traçar uma linha a partir dos cílios de baixo imaginando que eles continuam em direção ao final da sobrancelha. Não tem erro! Faço esses traços com lápis preto (usei o Pretuxo da Quem Disse Berenice)

2. Continuo desenhando a linha agora em direção a parte interna dos olhos, fazendo um puxadinho mais grosso.

3. Completo todos os espacinhos de pele que aparecem dentro da linha, inclusive no meio dos cílios e na linha d’água de cima! Evita que fique aqueles espaços em branco aparecendo entre o delineador e os cílios e dá o efeito de mais volume nas pestanas.

- Dimensão dos olhos


1. Pra finalizar e fixar bem a linha dos cílios que traçamos com lápis, aplico uma sombra preta opaca em cima de toda a linha. Isso garante que o traço não vai sair do lugar ou borrar, e nem que outras sombras vão grudar nele. Usei um pincel firme (klass vough nº 12)

2. Marco o côncavo com um pincel fofinho e uma sombra marrom clara, alguns tons mais escura que a minha pele pra fazer um degradê suave e uma transição entre a cor da pele e os tons escuros abaixo.

3. Ainda pra marcar o côncavo aplico uma sombra marrom mais escura abaixo da marrom clara que aplicamos antes. Deixo ela mais intensa no canto externo dos olhos, pra conectar com a sombra preta.

- Iluminando abaixo da sobrancelha


1. Pra linha da sobrancelha ficar perfeitinha o truque é aplicar um corretivo bem claro com um pincel firme e fazer o contorno dela.

2. Pra não ficar uma linha marcada é só ir puxando o corretivo com o pincel sem mais produto ou até dar batidinhas com a ponta do dedo.

3. Depois disso é só aplicar a sombra iluminadora (sem brilho fica melhor, até porque o olho já vai ter brilho). Pra quem acha muito trabalho fazer o lance do corretivo antes da sombra, pode passar direto pra esse passo que também fica iluminado e bonito!

- Cor e brilho


1. Com os passos anteriores o contorno dos olhos está feito, e ficou só um espaço no canto interno e centro da pálpebra, onde vamos aplicar a sombra com brilho ou pigmento.

2. Uso um pincel fofinho pra aplicar com batidinhas a sombra brilhosa na área que ficou livre. Nesse ponto dá pra mudar bastante a make escolhendo tons diferentes de sombra. A que eu usei é um pigmento dourado (que perdi o nome!), mas dá pra usar prata, cores coloridas, claras, escuras…

3. É normal que a sombra se espalhe e o brilho fique pelo olho todo, apagando as partes opacas que fizemos antes. Pra resolver isso é só passar um pincel limpo nas áreas onde você quer que saia o brilho que ele ja se vai dali e fica só no lugar onde tem que ficar. No meu caso eu usei o mesmo pincel que tinha usado antes pro pretinho e o marrom.

- Limpando tudo!


1. Parte superior dos olhos toda prontinha, é hora de limpar a bagunça e fazer a pele. Vou mostrar aqui em detalhes como eu faço pra não estragar a sombra já feita nessa hora, já que muita gente tem dúvida sobre isso.

2. Na hora de limpar, uso um algodão com demaquilante ou mesmo um lencinho umedecido, e com a ponta do dedo já aproveito para aperfeiçoar o puxadinho do jeito que eu quero que fique.

3. Quando faço o olho primeiro eu prefiro começar a pele pelo corretivo em volta dos olhos, pra já deixar todas as bordas certinhas e depois partir pra aplicação da base tranquila. Aplico com o pincel de base mesmo (confesso que eu não tenho paciência pra aqueles pincéis mini de corretivo! hahah)


4. Vou chegando mais pertinho dos olhos com cuidado e faço todo o contorno

5. Inclusive em volta da sobrancelha! Não tem problema se ficar um pouco de base em cima dela, depois é só retocar a sombra.

6. Depois de contornado os olhos, uso a ponta do dedo pra suavizar as bordas e deixar tudo uniforme, e então aplico a base no rosto todo.

  • Nesse ponto, dá pra terminar a make com máscara de cílios e deixar só a pálpebra superior com sombra, ou finalizar com o lápis na linha dos cílios de baixo, que pode ser neutro ou colorido.

Olha só a diferença no look geral:


No instagram o pessoal ficou dividido entre o look com ou sem lápis, mas eu confesso que gostei mais com o lápis azul!

- Lápis de olho


1. Pra terminar a make com o lápis de olho, é só aplicar ele dentro e fora da linha d’água dos cílios inferiores e esfumar ela com um pincel pequeno e fofinho, pra ficar uma borda suave. *O lápis marrom que usei foi o Marronzix da Quem Disse Berenice, e o azulão lindo é da Avon Mega Impact (o nome é azul mesmo). As sombras que apliquei em cima foram a Rich Java e a Blue My Mind, ambas da linha Baked da Milani. 2. Se o lápis for muito cremoso, é importante aplicar uma sombra da mesma cor em cima dele pra selar e garantir que ele não saia do lugar 3. Na sequência é só aplicar uma sombra bem clarinha como iluminador 4. E finalizar com delineador, rímel e cílios postiços


O resultado final é esse:




O batom que usei foi um nude bem cor de boca com leve brilho, o Nude da Eudora Soul. Fiz a pele com o corretivo Prolongwear NW25 da MAC, a base Healthy Mix da Bourjois nº53, pó Stidio Fix cor NC30, e blush bronzeado Bourjois nº 10 Châtaigne Dorée.


O tutorial ficou grande porque tá tudo bem explicadinho, mas acho que não ficou complicado né?!

Me contem o que vocês acharam e qual look preferiram!

Beijos e bom fim de semana!

0 visualização